Direitos autorais X Internet: Direitos autorais no youtube

Direitos autorais X Internet: Direitos autorais no youtube

Você sabe como funciona a lei de direitos autorais no youtube? Como a plataforma cuida para que a reprodução do conteúdo seja feita de forma correta e não infrinja a lei presente sobre o tema nos mais diversos países onde a plataforma funciona e possui criadores de conteúdo?

Muitas pessoas pensam que a plataforma é livre e que todo conteúdo pode ser compartilhado e monetizado. Porém a grande gigante dos vídeos tem um cuidado especial quando o assunto é direitos autorais. Cuidado que diferencia o youtube, do facebook (que atualmente também pretende incentivar seus usuários a postarem mais vídeos na rede social).

Como funciona para os criadores de conteúdo?

Atualmente o padrão do youtube é a licença Creative Commons. Nesse caso, se você produz e posta um conteúdo,  que seja criado inteiro por você, dentro da plataforma e este produto é reproduzido sem permissão dentro do youtube, você pode preencher um formulário disponibilizado por eles para que a violação seja tirada do ar.

Mas mesmo que a violação seja feita fora do youtube, como uma emissora de TV compartilhar o seu vídeo sem consentimento, você também pode processar o infrator com base na lei de direitos autorais.

Meu conteúdo foi compartilhado no youtube sem autorização, o que eu faço?

Caso o contrário aconteça com você, seu conteúdo foi usado sem a devida autorização, seja ele música ou vídeo, você também tem uma segurança.

Dentro do  YouTube existe uma ferramenta chamada Content ID. Esta ferramenta escaneia o conteúdo inteiro do site e detecta automaticamente as reivindicações de direitos autorais. Isso funciona por causa das possibilidade de monetização dentro do youtube. O Content ID protege para que outras pessoas não ganhem dinheiro com a reprodução de uma obra ou conteúdo que não são donos.

O que acontece muito é a criação de contratos entre o youtube e grandes grandes proprietárias de músicas, filmes, programas de TV, videogames entre outras empresas para agilizar e facilitar a identificação.

Dependendo da situação o vídeo pode ser retirado do ar automaticamente ou ter a sua monetização desabilitada. Caso o usuário continue infringindo as leis de direitos autorais ele pode inclusive perder a sua conta dentro do youtube e ser impossibilitado de postar novos vídeos na plataforma.

para facilitar essa identificação. Caso seja detectado que um vídeo enviado tem material protegido por criadores de conteúdo, ele é retirado do ar automaticamente.

Para entender completamente como funciona a lei de Direitos Autorais dentro do Youtube e como a plataforma lida com cada questão, você pode acessar esse site e conferir todas as explicações do youtube.

Para compreender melhor a lei de direitos autorais, confira a postagem feita aqui no blog da Província Marcas e Patentes e faça o registro de sua obra, nós podemos ajudá-lo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.